Offline
Prefeitura firma parcerias com a Polícia para reforçar segurança em Timon
Novidades
Publicado em 30/04/2021

A Prefeitura de Timon tem apostado nas parcerias institucionais para reduzir os índices de criminalidade na cidade. Programas como a “Patrulha do Bairro” e a “Patrulha Maria da Penha”, desenvolvidos pelo Executivo Municipal em convênio com o 11º Batalhão da Polícia Militar, são resultados da integração entre Estado e o Município.

Em reunião com a prefeita Dinair Veloso, o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Jorge Araújo destacou que os programas desenvolvidos em Timon têm chamado à atenção dos municípios maranhenses. “Muitos resultados estão sendo alcançados no sentido de trazer segurança com cidadania para a sociedade timonense. Acompanho a manifestação do interesse de vários batalhões de outros municípios que buscam o 11º BPM para fazer da mesma forma nas suas respectivas cidades. Somos referência no estado do Maranhão”, afirma o comandante.

Além da Patrulha Maria da Penha, que atende vítimas da violência , e a Patrulha do Bairro, a Polícia Militar do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Timon, desenvolve o  Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Desde que foi implantando, o programa já beneficiou mais de 23 mil alunos, prevenindo e reduzindo o uso indevido de drogas e a violência entre os estudantes.

O secretário municipal de Segurança Pública, Junior Bacelar, explica que as ações buscam combater o avanço da criminalidade e que este tema é uma preocupação constante do município. De acordo com Bacelar, a prefeitura não mede esforços para contribuir no reforço da segurança na cidade.

“O Estado, por questão legal, constitucional, é responsável pela segurança pública. No entanto, a prefeitura de Timon não se exime das suas responsabilidades em contribuir com a segurança e a cidadania dos seus munícipes. Diante desta conscientização do governo municipal, Timon tem investido muito na Segurança Pública, com a aplicação de recursos próprios e também sendo parceira dos órgãos de segurança estaduais, do Judiciário e do Ministério Público”, ressalta o secretário Júnior Bacelar.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL

A Guarda Civil Municipal completou 13 anos em janeiro deste ano, prestando serviços à população timonense. Com efetivo de 113 guardas, a GCM de Timon também desenvolve operações em parceria com as outras forças de segurança do município para garantir a efetividade das ações de combate à criminalidade.


Recentemente a Prefeitura, com recursos próprios do município, reforçou o aparelhamento da GCM.  Nos últimos meses, por exemplo, a Guarda Civil Municipal ampliou o efetivo e recebeu novas viaturas e armamento.

A Guarda Municipal, que tem a frente a comandante Kelle Veras, nos últimos quatro meses, intensificou o patrulhamento preventivo e ostensivo nas ruas, praças e órgãos públicos de Timon. Além das operações que resultaram em apreensão de armas e drogas, neste ano, os guardas municipais garantem diariamente a escolta das vacinas contra a Covid-19 até o local onde será executada a vacinação e fazem a segurança dos postos municipais que possuem doses do imunizante.


“É muito importante o trabalho integrado que vem sendo realizado pelas forças de segurança que atuam em Timon. Constantemente, ações têm sido realizadas de maneira integrada com a participação de parte ou de todos os entes responsáveis pela segurança pública, nas blitzen, operações integradas, compartilhamento de informações, planejamento integrado de ações e força-tarefa. Acreditamos que a integração é uma medida de resultados significativos para a redução dos índices de criminalidade”, destaca Kelle Veras. 

 

TRÂNSITO SEGURO

O Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS) é um dos órgãos que mais realizam operações conjuntas em Timon. Na Força-Tarefa instituída pelo município para combater aglomerações na pandemia de Covid-19, os agentes de trânsito, sob o comando do diretor Ronaldo Gonçalves, vistoriaram mais de 2 mil veículos.

Mais que garantir a fiscalização do trânsito nas ruas de Timon, Ronaldo explica que atuação do DMTRANS impacta diretamente na redução do número de roubo de veículos no município. Constantemente os agentes recuperam e encaminham à Central de Flagrantes motos ou carros que foram roubados. De acordo com as estatísticas do órgão, nos primeiros quatro meses de 2021, foram quase 100 apreensões.

“Além da fiscalização tradicional, buscando melhorar a qualidade do trânsito de Timon, o DMTRANS também visa à questão da segurança pública, já que é um órgão que está inserido no sistema segurança pública e ajuda a combater a criminalidade, fazendo rondas junto com o Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana, CIMU, e buscando parcerias com as Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal”, ressalta Ronaldo.

FORÇA-TAREFA

A sintonia entre as forças de segurança de Timon ficou mais evidente ainda na pandemia da Covid-19.  Durante a vigência dos decretos que proíbem aglomerações e disciplinam o cumprimento das medidas sanitárias que dificultam a disseminação do coronavírus, equipes do Município e do Estado instituíram uma Força-Tarefa.

A Força- Tarefa é formada pela Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Viva Procon, DMTRANS, Conselho Tutelar, Ciretran, Ouvidoria,CIMU, SLU, Polícias Civil e Militar,além do Corpo de Bombeiros e apoio do Ministério Público Estadual.

“A Força-Tarefa é um dos maiores exemplos da integração no município. É um trabalho conjunto, onde todos têm importância e são fundamentais para o êxito. Nos últimos meses ficou atestado que, além de atuar para impedir aglomerações, também impactou na redução da criminalidade, porque houve apreensões de armas e veículos roubados. A Força-Tarefa é um orgulho para o município”, acrescenta o secretário de Segurança, Junior Bacelar.

Para o delegado regional da Polícia Civil, Humaitan Oliveira, esta integração entre Segurança, Saúde e órgãos fiscalizadores é pioneira e o resultado impacta nos índices de criminalidade e na adoção de novas ações.

“A Polícia Civil, por meio da 18ª Delegacia Regional, tem na prefeitura de Timon uma importante parceira. Não só no apoio material e humano, como também nos esforços de trazer à população da cidade uma maior sensação de segurança e bem-estar através das ações de segurança pública, no tocante às investigações criminais e prisões realizadas pela Polícia Judiciária. Agora na pandemia, essa união se tornou mais forte com apoio às ações sociais de saúde pública no enfrentamento ao coronavírus. De forma irmanada e pioneira todo o sistema de segurança pública estadual se uniu aos órgãos municipais de saúde e segurança e juntos nessa integração, outras ações serão realizadas principalmente no tocante ao combate à criminalidade”, destaca o delegado Humaitan.

Da Assessoria

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!