Balsas, uma das maiores cidades do Maranhão, tem enfrentado uma grande tensão no sistema de saúde nas últimas semanas. O município localizado no sul do estado, viu em poucos dias, o número de internações de pacientes com Covid-19 aumentar e chegar ao limite.
Há duas semanas, os 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Macrorregional de Balsas estão ocupados. A unidade que é mantida pelo governo do Estado é referência no município e atende pacientes de várias cidades. Por conta da situação, muitos pacientes estão sendo transferidos para outras regiões do Maranhão.
Um paciente de 27 anos, que vive em Tasso Fragoso mas estava internado com Covid-19 em um hospital particular de Balsas, precisou ser transferido em um avião particular às pressas para uma UTI em São Luís.
O Hospital de Campanha para pacientes com Covid-19 no município também está operando no limite. Nesta sexta-feira (26), dos 30 leitos da unidade, 26 estavam ocupados.
Falta de cilindros de oxigênio
Por uma rede social, a Prefeitura de Balsas fez um apelo à população pedindo que cilindros de oxigênio vazios fossem emprestados ao município. O órgão alega que comprou uma grande quantidade de oxigênio, mas devido a alta procura no mercado, não possui a quantidade suficiente.
Os cilindros serão usados para abastecer as unidades de saúde do município como, por exemplo, o Hospital de Campanha. A unidade funciona em um prédio antigo que foi cedido pela Igreja Católica, mas não possui tanques de armazenamento e nem tubulação para levar o oxigênio direto para os leitos. Por isso, a Secretaria de Saúde depende dos cilindros.
Fonte: G 1 MARANHÃOhttps://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2021/03/26/por-falta-de-leitos-pacientes-com-covid-19-comecam-a-ser-transferidos-de-balsas.ghtml